AEKS – 1º OPEN INTERNACIONAL DE KARATE – MAFRA

spa54723.jpg

No sábado dia 1 de Março, decorreu na cidade de Mafra o 1º Open Internacional de Karate. Nesta competição para além de muitos clubes nacionais, participaram também as Selecções Regionais da Federação Nacional de Karate – Portugal, Selecção da Nigéria, Kuwait, Espanha, Republica Dominicana, Inglaterra e da Letónia.

A comitiva da AEKS e do NKSP chegaram ao destino pelas 8h da manhã e só de lá saíram pelas 23h. As provas eram muitas, os atletas eram 32 por cada escalão e cada modalidade, excepto nos Séniores Kumite Masculino em que haviam 4 poules. A prova decorreu menos bem por falta de árbitros, mas as condiçoes eram excelentes. Estavam colocadas 6 áreas de competição, das quais só poderam funcionar 3 para Kata e 5 para Kumite. Apesar de todos estes imprevisto de ultima hora, o organizador deste evento, Jaime Reis, nunca perdeu a calma e sempre nos deu todo o seu apoio e simpatia para que situações importantes fossem resolvidas. Para ele os nossos parabens. Não é fácil manter a calma quando se tenta organizar uma prova com aquela dimensão…

 Já com as provas a decorrer começámos com o nosso atleta mais novo no tatami, Daniel Menoita, atleta Pré-Infantil, a participar em Kata. Ganhou a primeira volta contra o adversário do MSK-GMDA e acabou por perder na 3º volta contra o atleta  do KO Margem Sul. Acabou por ficar na sua poul em 3º lugar. 

Nos Katas femeninos Iniciados tinhamos Rita Morgado na poule A e Fabricia Martins na poule B. Fabricia acabou por perder na 3º volta contra a atleta do CKMaia, Maria Guedes, uma atleta com mais experiencia competitiva que a nossa egitaniense. Mesmo assim, Fabricia executou umas belas Katas, com muita força e beleza. Já a Rita trouxe o 1º lugar para casa. Passou todas as eliminatórias por 3-0 (excepto uma, por 2-1). Acabou por fazer a final contra a adversária do BKC-Letónia, Patricija Mierkalane. Ambas executaram uma Jion de grande qualidade, mas Rita venceu por 3-0.

No escalão de Iniciados Masclinos Kata, esteve Bruno Monteiro, venceu a sua poule e acabou por se classificar em 2º lugar perdendo frente a um atleta fortissimo do Kuwait, Ahmad Shihad. Este atleta surpreendeu com uma bela Unsu visto este atletas terrm apenas 12/13 anos.

Nos Juvenis Kata feminino esteve a Ana Tavares que apenas perdeu para a vencedora da prova, Carolina Gomes. Assim, Ana classificou-se em 3º lugar. Em Kumite, no segundo combate, encontrou a vencedora deste escalão, a qual tinha muita superioridade em relaçao à nossa pequena e acabou por perder 7-0. Contudo, é de salientar que o Kumite era Open e não houve repescagens nem em kata nem em kumite.

Em Cadetes Kata Feminino estiveram Ana Torres e Daniela Rocha. Ana Torres acaba por perder na segunda volta com Diana Carreira por 2-1, atleta da Seleção Regional FNK-P do Centro-Sul e que esteve no Campeonato Europeu de Cadetes Juniores em Triestle onde alcançou um 7º posto. Ana esteve muito bem contudo ainda é muito nova e está em grande progressão. Daniela esteve muit segura durante toda a preva e acabou por se classificar em 3º lugar de kata perdendo apenas para Joana Mota que esteve na final e foi a vencedora da prova. Em Kumite estavam as duas atletas inscritas mas Daniela desistiu e Ana eram 22h30 e estava a terminar a prova, onde acabou por perder para a vencedora e classificar-se em 5º.  Ivo Monteiro no mesmo escalão mas em kata masculino ficou em 3º lugar. Ivo tem mostrado boas katas mas a sorte não tem estado do seu lado. Ainda assim e como nos tem habituado, teve uma boa prestação.

No escalão de Juniores Kata Masulino, contámos com João Santos. Este atleta do NKSP acabou por ter uma prestação surpreendente que o levou apenas a perder com o atleta da ISHIN-England. João ganhou todas as voltas por 3-0 e perdeu na final da poule para John Gardiner por 3-0, atleta que ganharia também a final. 

Nos Séniores Kata, além dos atlatas Carla e Rui Jerónimo a representarem a Seleção Regional FNK-P Centro-Norte, esteve a mãe Rosa Jerónimo que perdeu por 2-1 contra a atleta da Seleção Regional FNK-P Centro-Norte Joana Santos. Assim sendo, Rosinha acabou por ficar em 3º lugar e deliciou os mais novos e os mais velhos com o seu Karate.

Carla e Rui Jerónimo participaram pela Selecção Regional do Centro-Norte na disciplina da Kata. Carla Jerónimo foi a grande vencedora da prova de Kata Seniores Feminino e Rui Jerónimo em Kata Seniores Masculino acabou por perder contra o vencedor da prova pela diferença mínima de 2-1.

A competir estiveram então em diferentes disciplinas e categorias de Kata e Kumite os seguintes atletas.

Pela AEKS

Daniel Menoita – Kata Pré-Infantil Mas

Fabricia Martins – Kata Infantil Fem

Rita Morgado – 1º Lugar Kata Infantil Fem

Bruno Monteiro – 2º Lugar Kata Iniciado Mas

Ana Tavares – 3º Lugar Kata Juvenil Fem e Kumite Open Fem

Ana Torres – Kata Cadete Fem e Kumite Open Cadete Fem

Daniela Rocha – 3º Lugar Kata Cadete Fem

Ivo Monteiro – 3º Lugar Kata Cadete Mas

Rosa Jerónimo – 3º Lugar Kata Sénior Fem 

Pelo NKSP

João Santos – 3º Lugar Kata Júnior Mas

Pela Seleção Regional FNK-P Centro-Norte

Carla Jerónimo – 1º Lugar Kata Sénior Fem

Rui Jerónimo – 3º Lugar Kata Sénior Mas

 

Os resultados no final foram bastante positivos tendo em conta esta ser uma Prova Internacional onde estiveram atletas de grande nível, muitos deles Atletas de Selecção Nacionais. De salientar também o facto de não ter havido repecagens (o que impediu o acesso às medalhas a muitos atletas) e o terminar de algumas provas às 22h30 para atletas de apenas 15 anos…

Ainda assim parabéns a todos os atletas e organização por too o esforço e empenho demonstrado!

Veja na Galeria (Fotos) as mais de 70 fotografias dos nossos atletas durante toda a prova.

One response to “AEKS – 1º OPEN INTERNACIONAL DE KARATE – MAFRA

  1. Este espaço está espectacular, continua assim porque o karaté nacional precisa é de ideias novas.
    O clube karaté do Sabugal dá todo o apoio que for necessário para revolucionar o Karaté na cidade da Guarda, no distrito e a nível Nacional, para que o nosso distrito comece a aparecer a nível Nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s