Campeonato Europeu EKF – Zagreb – Croácia

Publicação1

Está de regresso a Portugal a comitiva portuguesa que representou o nosso País no 44º Campeonato Europeu de Karate na Croácia.

Com eles não vieram as medalhas, mas deixaram lá todo o trabalho de uma época e o esforço por representar Portugal da melhor forma possível.

Destaque para Nuno Dias que como atleta mais experiente já com dois quintos lugares em Campeonato Europeus, conseguiu também este ano um lugar de honra. 7º Lugar para Nuno que não trouxe para casa a medalha que este ano pretendia, mas ainda assim representou Portugal muito bem.

Diana Carreira atingiu os oitavos de final da sua prova, perdendo para a 3ª classificada no último Campeonato Mundial WKF. Também ela subiu de prestação em relação ao último Europeu.

Rui Jerónimo foi talvez o Português que teve o sorteio mais difícil (ainda que a este nível não hajam sorteios fáceis). Logo na 1ª volta encontrou o inglês Jonathan Mottram, 3º classificado no último europeu e que disputou a medalha de bronze no último mundial WKF. Este viria a perder com o espanhol Fernando San Jose que se consagrou Vice-Campeão Europeu.

André Gonçalves perdeu no seu 1º confronto para o atleta escocês por decisão arbitral depois de 1-1 no Sai Shiai. Uma decisão de 3 a 1 para o escocês que viria a perder depois, o que não permitiu que André fosse repescado.

Inês Sousa perdeu também no seu 1º confronto para a atleta grega. Inês chegou a estar em vantagem por 2 a 0 a qual não conseguiu segurar até ao final do tempo. No Sai Shiai e a 3 segundos do final foi dado um ponto à atleta grega, que Inês já não conseguiu recuperar. A atleta grega viria a perder depois o que também não permitiu que André fosse repescado.

Uma competição sem medalhas para Portugal e onde a Espanha foi a grande vencedora arrecadando 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Portugal continua a ter dificuldade em se afirmar no escalão sénior, onde muitos dos atletas são profissionais… Este foi o 44º Europeu de Seniores, e por algo será que até à data Portugal não conseguiu ainda nenhuma medalha. Com certeza que com o bom trabalho que tem sido realizado pela FNK-P e pelo departamento de selecções em especial, as medalhas no escalão seniores hão-de aparecer, tal como apareceram este ano nos escalões cadetes e juniores.

Uma coisa é certa, Portugal tem valor, é reconhecido pelos adversários e tem uma boa imagem internacional. Parabéns a todos os atletas e dirigentes da FNK-P que têm realizado um trabalho notório tanto dentro como fora de Portugal.

A confirmar isso mesmo está a recente notícia de que será realizado em Portugal (Lisboa) o Campeonato Europeu de Cadetes e Juniores em 2014. Um reconhecimento para com Portugal por parte da Federação Europeia de Karate. Recorde-se que Portugal organizou o Campeonato Europeu EKF em 1992 em Cascais. Foram desta forma precisos 22 anos para ver um sonho antigo a caminho de ser realizado… Parabéns FNK-P!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s