. Katas

KATAS

 

Observação: Há quem diga O KATA ou A KATA e que a palavra KATA não tem plural.

 

As katas são a essência do estilo de Karate, nelas estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateca está a passar. Sendo que as katas só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que as pratica com frequência. Um grande mestre disse que uma kata só deve ser mostrada a outros, quando ela for praticada 10.000 vezes. Só com uma prática dessa quantidade é que se poderá realmente alcançar o real significado de cada técnica contida na kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois a kata deve ser vivida, deve-se incorporar a situação para que ela possa vir a ter um proveito real para o praticante.


HEIAN: (Paz e Tranquilidade): Há cinco Heians (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan, Godan), contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas estão relacionadas a posturas básicas. Diz-se que quem tenha aprendido estas cinco katas pode ter a certeza que será capaz de se defender com muita habilidade na maioria das situações. Os Heians são aprendidos nas graduações iniciais, sendo:

Heian Shodan (cinto branco)

2º Heian Nidan (cinto amarelo)

Heian Sandan (cinto laranja)

Heian Yondan (cinto verde)

Heian Godan (cinto azul)


TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): Existe três Tekki: Shodan, Nidan e Sandan). O seu nome refere-se à característica destas katas, em que a sua posição é Kiba-dachi. As pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direcção ao centro. Pode ser praticada para o desenvolvimento do kime (força).


BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravessar a Fortaleza): Existem duas Bassai: Dai e Sho). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo Mestre Funakoshi. É uma kata que reúne as principais técnicas básicas do Karate Shotokan. Esta sugere o confronto contra um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória.


KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): Existem duas Kanku: Dai e Sho, uma curta e outra longa, a Kanku Dai é uma kata que tem um pouco de cada heian e é uma das katas mais longas do estilo Shotokan, a Kanku Sho foi desenvolvida pelo Mestre Funakoshi. O nome refere-se ao primeiro movimento da Kata, no qual se levantam as mãos e olha para o céu.


JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): A postura nesta Kata é bastante audaz. Proporciona um bom condicionamento físico, embora seja difícil para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém que tenha aprendido esta Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.


HANGETSU: (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, nesta Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, tendo o seu nome derivado deste facto. Uma das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincrónica com os movimentos.


ENPI: (O Voo Da Andorinha): A movimentação característica desta Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. O movimento representa o voo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida uma das kata mais rápidas do estilo Shotokan.


GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A característica desta Kata é a postura numa só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio numa pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.


JION: (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que a Kata tenha sido introduzida por alguém identificado com o Templo Jion. É uma kata de bases pesadas.


CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos), etc. Esta trata de uma situação em que o oponente tem uma vantagem física, tornando-se necessário atacar pontos do corpo onde não haja vantagem física.


UNSU: (Mãos e Nuvens): A Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas nesta Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa “defesa contra a nuvem”, ou seja, mesmo que os seus inimigos o rodeiem como uma nuvem, com certeza que você os vencerá se tiver aprendido a kata Unsu. Esta é sem dúvida a kata mais curiosa do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas possíveis, das mais simples às mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nível técnico.


SOCHIN: (Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que a domine não temerá nada. É uma kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.


NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Uma kata complexa apesar da pouca quantidade de movimentos. Tem mudanças rápidas de direcção e uma grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.


GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Existem duas Gojushiho: Dai e Sho, sendo estes uns dos maiores kata do estilo Shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata Shotokan.


MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Esta é uma Kata muito misteriosa. Presume-se que os japoneses a conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol, em que ela havia perdido o seu espelho e não se podia admirar, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a “Dança da Guerra” do lado de fora da caverna. A “Dança da Guerra” foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como “O Espelho da alma”. O nome antigo para Meikyo era Rohai.


JIIN: (Amor e Protecção): Esta segue o mesmo principio da Jion, sendo uma kata de bases pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.


WANKAN: (Coroa Real): Esta Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karate Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceite que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é uma kata inacabada, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Um kata sem dúvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções.

 

KATAS

SIGNIFICADO

1 – HEIAN SHODAN

PAZ E TRANQUILIDADE (Primeira)

2 – HEIN NIDAN

PAZ E TRANQUILIDADE (Segunda)

3 – HEIAN SANDAN

PAZ E TRANQUILIDADE (Terceira)

4 – HEIAN YONDAN

PAZ E TRANQUILIDADE (Quarta)

5 – HEIAN GODAN

PAZ E TRANQUILIDADE (Quinta)

6 – TEKKI SHODAN

CAVALEIRO DE FERRO (Primeira)

7 – TEKKI NIDAN

CAVALEIRO DE FERRO (Segunda)

8 – TEKKI SANDAN

CAVALEIRO DE FERRO (Terceira)

9 – BASSAI DAI

ROMPER A FORTALEZA (Longa)

10 – KANKU DAI

CONTEMPLAR O CÉU (Longa)

11 – JITTE

DEZ MÃOS

12 – HANGETSU

MEIA LUA

13 – ENPI

VÔO DA ANDORINHA

14 – GANKAKU

GROU SOBRE A ROCHA

15 – JION

AMOR E GRATIDÃO

16 – BASSAI SHO

ROMPER A FORTALEZA (Curta)

17 – KANKU SHO

CONTEMPLAR O CÉU (Curta)

18 – CHINTE

MÃOS ESTRANHAS

19 – UNSU

MÃOS DE NUVENS

20 – SOCHIN

ESPÍRITO INABALÁVEL

21 – NIJUSHIHO

24 PASSOS

22 – GOJUSHIHO DAI

54 PASSOS (Longa)

23 – GOJUSHIHO SHO

54 PASSOS (Curta)

24 – MEIKIO

ESPELHO LIMPO

25 – JIIN

AMOR E PROTEÇÃO

26 – WANKAN

CORÔA REAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s